Museus: sugestão de atividade na aula de História

Publicado por Caroline Dähne em

Todo professor de História já deve, em algum momento de sua carreira, ter levado uma turma em Museus. É tradicional nas atividades de saída de campo nas escolas apresentar esses espaços para os alunos. Mas até que ponto em suas aulas você problematiza esse espaço com os seus alunos?

O texto de hoje é uma sugestão de atividade baseada na proposta de Educação Patrimonial para além de conhecer o espaço do Museu e sim seus significados para a sociedade.

Post para o Instagram com o título do texto: Museus- sugestão de atividade na aula de História.

Alunos e Museus

Quando nos preparamos para levar uma turma em um Museu, um dos primeiros passos do planejamento é pensar na atividade que será realizada. Afinal, mais do que um passeio, a visita a esses espaços precisa ser retomada e normalmente ela acontece em formato de relatório.

Não que esse costume entre os professores seja um problema, mas ao realizar o contato com os museus sempre dessa forma nós perdemos grandes oportunidades de contextualizar a importância dessas instituições para a sociedade na qual elas estão inseridas. 

Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que os professores realizem discussões acerca dos conceitos de “lugares de memória” e “patrimônio” nas aulas de História. 

Nossa sugestão de atividade não exclui a possibilidade de levar os alunos a um Museu, no entanto, ela seria o primeiro passo antes de realizar esse tipo de visita. Visando realizar uma reflexão sobre espaço e contribuir para a construção de noções ligadas à Identidade e a Cidadania.

Sugestão de atividade: Museus e suas sociedades

  • Para essa atividade, o ideal é que o professor tenha 2 aulas de Histórias disponíveis e acesso à uma Televisão ou aparelho de Data Show para passar os materiais de apoio.
  • Eu utilizo essa atividade com alunos do 1º ano do Ensino Médio por conta das discussões que ela propicia, mas ela pode ser adaptada a outras séries da Educação Básica de acordo com os interesses do professor.

Primeiro Passo: Contextualização

Inicie a aula fazendo perguntas provocadoras à seus alunos, tais como:

“Quem aqui já visitou um Museu?”

“Alguém já visitou um Museu fora da nossa cidade?”

“Quem já fez uma visita virtual a um Museu ou exposição?”

A partir das respostas, comece a direcionar a discussão para a função desses espaços. Em seguida você pode pedir que eles realizem pesquisa de conceitos básicos (como Memória e Patrimônio Histórico) ou até mesmo trazer frases com esses conceitos para a análise.

No caso de levar material, nossa dica é utilizar trechos da Constituição ou outras legislações referentes à temática e/ou frases de historiadores com esses conceitos. 

No nosso Instagram temos um esquema que pode ser utilizado nessa etapa falando sobre o que é o Patrimônio Histórico: https://www.instagram.com/p/CSrfIaWr-PX/?hl=pt

Segundo Passo: Análise de vídeos

Análise de vídeos, antes de passar os vídeos contextualize cada um deles:

Em 2021 foi inaugurado o Museu Nacional da Civilização Egípcia no Cairo, com a transferência de 22 múmias para as novas instalações.

Vídeo: The Pharaohs’ Golden Parade | Egypt – Canal: L Designs;

Esse vídeo é uma versão recortada da transmissão “The Pharaoh’s Golden Parade”, caso o professor deseje, existem as versões completas no YouTube, porém sua duração é de mais de 2 horas.

Em 2018, no Brasil, o Museu Nacional foi consumido por um incêndio, perdendo cerca de 90% do seu acervo.

 Vídeo: História em chamas: o trágico Incêndio do Museu Nacional- Canal: Vejapontocom;

Terceiro Passo: Atividade sobre Museus

Depois de assistir os vídeos com os alunos, oriente a realização das questões abaixo no caderno.

  • Observação: nesse momento eu evito discutir com eles sobre os vídeos para não induzir a análise. 

1. Qual diferença pode ser identificada em relação à maneira como a sociedade egípcia e a brasileira preservam a sua História?

 2. Leia a frase abaixo:

“Como um país pode salvaguardar a sua memória? O museu é o lugar onde se guardam coisas que são importantes para a história de um país, de uma época e de um povo.  O museu perpetua um conhecimento adquirido através da pesquisa, preservação e a divulgação de bens materiais e imateriais.  Quando vamos a um espaço como esse, o museu cumpre um papel social e educativo de transmitir cultura para a sociedade. É um relicário de nossas memórias enquanto humanidade e seu ambiente.”

(UOL Educação. Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ciencia-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.htm)

De acordo com a frase, qual o prejuízo para a sociedade e a História brasileira com o incêndio do Museu Nacional?

 3.            Quais ações podem ser feitas pelo governo e sociedade brasileira para evitar que outros museus do país tenham o mesmo destino do Museu Nacional?

Finalização:

Após os alunos realizarem a atividade, cabe ao professor fazer uma síntese da discussão com as respostas dadas pelos alunos às perguntas, associando com os conceitos trabalhados anteriormente.

Assim, podemos salientar com eles que a maneira como cada sociedade encara seus espaços de memória são diferentes. Pontue que em algumas situações diversos interesses estão ligados à essa preservação, questione-os a quem interessa ou não a preservação dos Patrimônios Históricos.

Feito isso, você terá realizado uma problematização ligada à ideia da Educação Patrimonial e ao finalmente programar uma ida ao Museu com os seus alunos, a maneira como eles irão encarar esse espaço certamente será diferente.

Quer saber mais?

No texto abaixo trazemos outras sugestões para abordar a temática de Patrimônio Histórico nas aulas de História. 

Esperamos que as sugestões ajudem você a elaborar sua aula sobre Museus! Usou alguma de nossas dicas? Nos conte nos comentários!

Até a próxima! 

Referências Bibliográficas: 

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC – Ministério da Educação, 2019.

SILVA, Goreti Pélagué Pereira da; PACHECO, Ricardo de Aguiar. O uso do museu no ensino escolar de História. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v.7, n.1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/viewFile/250330/40162
COELHO, Samary Pinheiro; CUTRIM, Klautenys Dellene Guedes. A base nacional comum curricular e sua contribuição para a preservação do patrimônio. Paper do Naea 2020, Volume 1, n. 3, Edição/Série 501. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/10429/7240


Caroline Dähne

Mestre em História, Cultura e Identidades e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Desenvolve pesquisas relacionadas a Segunda Guerra Mundial, Discursos jornalísticos, Patriotismo e Nacionalismo, Imprensa brasileira e Propagandas de guerra. Atualmente atua como professora de História na rede particular de ensino na cidade de Curitiba-PR.

2 comentários

Sophie · 21/11/2023 às 13:58

Vc pode fazer um quiz sobre o Museu Nacional

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