Museus: sugestão de atividade na aula de História
Todo professor de História já deve, em algum momento de sua carreira, ter levado uma turma em Museus. É tradicional nas atividades de saída de campo nas escolas apresentar esses espaços para os alunos. Mas até que ponto em suas aulas você problematiza esse espaço com os seus alunos?
O texto de hoje é uma sugestão de atividade baseada na proposta de Educação Patrimonial para além de conhecer o espaço do Museu e sim seus significados para a sociedade.
Alunos e Museus
Quando nos preparamos para levar uma turma em um Museu, um dos primeiros passos do planejamento é pensar na atividade que será realizada. Afinal, mais do que um passeio, a visita a esses espaços precisa ser retomada e normalmente ela acontece em formato de relatório.
Não que esse costume entre os professores seja um problema, mas ao realizar o contato com os museus sempre dessa forma nós perdemos grandes oportunidades de contextualizar a importância dessas instituições para a sociedade na qual elas estão inseridas.
Nesse sentido, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que os professores realizem discussões acerca dos conceitos de “lugares de memória” e “patrimônio” nas aulas de História.
Nossa sugestão de atividade não exclui a possibilidade de levar os alunos a um Museu, no entanto, ela seria o primeiro passo antes de realizar esse tipo de visita. Visando realizar uma reflexão sobre espaço e contribuir para a construção de noções ligadas à Identidade e a Cidadania.
Sugestão de atividade: Museus e suas sociedades
- Para essa atividade, o ideal é que o professor tenha 2 aulas de Histórias disponíveis e acesso à uma Televisão ou aparelho de Data Show para passar os materiais de apoio.
- Eu utilizo essa atividade com alunos do 1º ano do Ensino Médio por conta das discussões que ela propicia, mas ela pode ser adaptada a outras séries da Educação Básica de acordo com os interesses do professor.
Primeiro Passo: Contextualização
Inicie a aula fazendo perguntas provocadoras à seus alunos, tais como:
“Quem aqui já visitou um Museu?”
“Alguém já visitou um Museu fora da nossa cidade?”
“Quem já fez uma visita virtual a um Museu ou exposição?”
A partir das respostas, comece a direcionar a discussão para a função desses espaços. Em seguida você pode pedir que eles realizem pesquisa de conceitos básicos (como Memória e Patrimônio Histórico) ou até mesmo trazer frases com esses conceitos para a análise.
No caso de levar material, nossa dica é utilizar trechos da Constituição ou outras legislações referentes à temática e/ou frases de historiadores com esses conceitos.
No nosso Instagram temos um esquema que pode ser utilizado nessa etapa falando sobre o que é o Patrimônio Histórico: https://www.instagram.com/p/CSrfIaWr-PX/?hl=pt
Segundo Passo: Análise de vídeos
Análise de vídeos, antes de passar os vídeos contextualize cada um deles:
Em 2021 foi inaugurado o Museu Nacional da Civilização Egípcia no Cairo, com a transferência de 22 múmias para as novas instalações.
Esse vídeo é uma versão recortada da transmissão “The Pharaoh’s Golden Parade”, caso o professor deseje, existem as versões completas no YouTube, porém sua duração é de mais de 2 horas.
Em 2018, no Brasil, o Museu Nacional foi consumido por um incêndio, perdendo cerca de 90% do seu acervo.
Terceiro Passo: Atividade sobre Museus
Depois de assistir os vídeos com os alunos, oriente a realização das questões abaixo no caderno.
- Observação: nesse momento eu evito discutir com eles sobre os vídeos para não induzir a análise.
1. Qual diferença pode ser identificada em relação à maneira como a sociedade egípcia e a brasileira preservam a sua História?
2. Leia a frase abaixo:
“Como um país pode salvaguardar a sua memória? O museu é o lugar onde se guardam coisas que são importantes para a história de um país, de uma época e de um povo. O museu perpetua um conhecimento adquirido através da pesquisa, preservação e a divulgação de bens materiais e imateriais. Quando vamos a um espaço como esse, o museu cumpre um papel social e educativo de transmitir cultura para a sociedade. É um relicário de nossas memórias enquanto humanidade e seu ambiente.”
(UOL Educação. Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ciencia-o-que-o-brasil-perdeu-com-o-incendio-do-museu-nacional.htm)
De acordo com a frase, qual o prejuízo para a sociedade e a História brasileira com o incêndio do Museu Nacional?
3. Quais ações podem ser feitas pelo governo e sociedade brasileira para evitar que outros museus do país tenham o mesmo destino do Museu Nacional?
Finalização:
Após os alunos realizarem a atividade, cabe ao professor fazer uma síntese da discussão com as respostas dadas pelos alunos às perguntas, associando com os conceitos trabalhados anteriormente.
Assim, podemos salientar com eles que a maneira como cada sociedade encara seus espaços de memória são diferentes. Pontue que em algumas situações diversos interesses estão ligados à essa preservação, questione-os a quem interessa ou não a preservação dos Patrimônios Históricos.
Feito isso, você terá realizado uma problematização ligada à ideia da Educação Patrimonial e ao finalmente programar uma ida ao Museu com os seus alunos, a maneira como eles irão encarar esse espaço certamente será diferente.
Quer saber mais?
No texto abaixo trazemos outras sugestões para abordar a temática de Patrimônio Histórico nas aulas de História.
Esperamos que as sugestões ajudem você a elaborar sua aula sobre Museus! Usou alguma de nossas dicas? Nos conte nos comentários!
Até a próxima!
Referências Bibliográficas:
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC – Ministério da Educação, 2019.
SILVA, Goreti Pélagué Pereira da; PACHECO, Ricardo de Aguiar. O uso do museu no ensino escolar de História. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v.7, n.1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/viewFile/250330/40162
COELHO, Samary Pinheiro; CUTRIM, Klautenys Dellene Guedes. A base nacional comum curricular e sua contribuição para a preservação do patrimônio. Paper do Naea 2020, Volume 1, n. 3, Edição/Série 501. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/pnaea/article/view/10429/7240
2 comentários
Sophie · 21/11/2023 às 13:58
Vc pode fazer um quiz sobre o Museu Nacional
Caroline Dähne · 23/02/2024 às 15:09
Olá Sophie, obrigada pela sugestão! Vou ver o que conseguimos fazer 😉